Banner

Área do Corretor

Esqueceu a senha?
Voltar

Curta nossa página

Deseja comprar um imóvel? Preencha o formulário abaixo com os principais dados do mesmo.
Deseja vender um imóvel? Preencha o formulário abaixo com os principais dados do mesmo.

Como alugar imóvel sem fiador

Alugar um imóvel é uma decisão que normalmente acarreta uma série de atitudes a serem tomadas pelos interessados. É  necessário calcular o peso do valor do aluguel em seu orçamento, bem como outros aspectos como localização, segurança. Porem existe um fator que gera um grande dificultador que é a exigência de um fiador para se ter um imóvel alugado.

Como bem sabemos, o fiador é a pessoa que se responsabilizará pelo pagamento do aluguel e de seus encargos, caso o inquilino ou locatário não venha a pagar os referidos alugueis.

Arrumar um fiador tem sido cada vez mais difícil, pois assumir o risco de pagar débitos de terceiros, hoje em dia é algo que não tem sido comum.

Sendo assim, resolvemos oferecer aos interessados,  em locar imóveis, uma orientação de como alugar imóveis sem fiador.

Existem duas formas mais conhecidas de se fazer uma locação sem fiador, são eles

1-Caução

2-Seguro fiança ou seguro aluguel

 

O que é aluguel com caução?

           Aluguel com caução é algo que se faz de comum acordo com o dono do imóvel e consiste em oferecer um valor ao dono do imóvel que ficará guardado como garantia de um eventual não pagamento de aluguel.

           Normalmente utiliza-se o valor  a partir de 3 a 10 alugueis  conforme livre negociação entre as partes, que são pagos logo que se assina o contrato de locação.

           Estes valores serão devolvidos conforme acordo entre as partes, ao final do contrato ou depois de um período de um ano ou dois anos de vigência do contrato sem inadimplência.

          A maneira de se fazer este pagamento pode também variar, desde um cheque caução, depósito a vista na conta do locador, ou como a mais utilizada que é  a abertura de uma conta na poupança no nome do locador com o valor dos alugueis caução.

        Em todos os casos citados anteriormente, os valores serão devolvidos ao inquilino,  em um prazo determinado, combinado entre as partes, ou abatidos dos últimos alugueis  no final do contrato ou após um período sem inadimplência ( um ou dois anos).

      Estes valores dados ao locador servirão também para quitar alugueis não pagos em todo ou em parte.

     É necessário que o contrato de locação descreva em clausula ou paragrafo específico o que foi combinado nesta garantia de aluguel ( caução ).

 

O que é Seguro Fiança ou Seguro aluguel ?

 

         È uma modalidade em que o interessado em alugar um imóvel, o locatário ou inquilino, procura uma seguradora e faz um contrato anual de seguro contra o não pagamento ao locador ou dono do imóvel dos alugueis.

        Em caso de inadimplência o dono do imóvel recebera da seguradora os alugueis, limitados a uma quantidade descrita no contrato de seguro, que pode variar de 12 alugueis a 30 alugueis.

       O inquilino que contratou o aluguel será cobrado pela seguradora dos alugueis não pagos em processo amigável ou litigioso via justiça.

      O valor deste seguro será calculado com base nos critérios de cada seguradora, sendo que o cadastro do cliente e suas garantias serão determinantes na formação do preço do seguro. Normalmente os valores do seguro fiança com validade de uma ano variam de 1 a 2,5 alugueis ou mais.

     O seguro fiança tem base legal e faz parte da lei do inquilinato.

     A cobertura do seguro fiança pode abranger também os encargos de alugueis como IPTU e condomínio bem como danos ao imóvel.

O que é exigido normalmente nos seguros fiança e caução?

- Pessoa Física: Deve ter Idade Mínima de 21 anos e Máxima de 65 anos. Deve estar trabalhando e ter condições de comprovar a renda de pelo menos 3 vezes o valor aluguel. Cópia do RG, CIC, comprovante de residência, última declaração de rendimentos.

Se empregado registrado, cópia da Carteira de trabalho. Três últimos Holerites.

Se autônomo, Extrato Bancário dos últimos 3 meses completos.

- Pessoa Jurídica: Deve ter existência mínima de 2 anos. Apresentar o Contrato Social, inicial e todas as alterações. Deve apresentar cópia do Balanço Patrimonial dos últimos 2 anos. Relação do Faturamento Mensal dos últimos 12 meses. Deve também apresentar a Ficha Cadastral de todos os sócios,

Contrato de Locação

Uma vez aprovado o cadastro, a imobiliária vai confeccionar o Contrato de Locação. No contrato de locação é necessária uma cláusula especial que  diz que o contrato está sendo garantido por um Seguro Fiança.

Com o Contrato de Locação, firmas reconhecidas, cheques de pagamento do seguro, Laudo de Vistoria do Imóvel é dado entrada da Proposta de Seguros na seguradora.

A apólice de seguros é emitida, normalmente, em até 15 dias.

A garantia oferecida pelo seguro só é válido com a APÓLICE em mãos. Não adianta pedir algum documento, carta ou declaração da Seguradora afirmando que o seguro foi contratado. A seguradora só se manifesta por meio da Apólice.

Banner
Banner